5 dicas práticas para motivar os atendentes da sua loja de materiais de construção
A gestão de pessoas é um dos principais desafios enfrentados por donos de lojas de materiais de construção. As queixas mais frequentes do segmento são: a falta de motivação e comprometimento dos funcionários, falta de conhecimento técnico sobre os produtos e visão desalinhada à estratégia da loja de materiais de construção.
Se você exerce o papel de gestor de Recursos Humanos na sua loja de materiais de construção, saiba que é ideal pensar além de contratação, política de salário e avaliação das horas trabalhadas, pois o papel de um bom líder de pessoas é também manter seus funcionários motivados. E para te ajudar nesta missão, listamos 5 dicas neste artigo para auxiliá-lo a aprimorar seu recurso humano e saber como motivar os atendentes de loja de material de construção para garantir o melhor atendimento. Continue a leitura!
Seus clientes merecem o melhor. E mais do que isso: eles precisam de uma boa experiência em sua loja de materiais de construção para sempre voltarem e se tornarem clientes fidelizados. Confira as dicas da Castor e comece hoje mesmo a implantar melhorias que irão fazer toda a diferença no seu atendimento:
- Faça reuniões diárias de incentivo de vendas na sua loja de materiais de construção
As reuniões diárias de vendas são muito importantes para motivar os funcionários, direcioná-los sobre as ações de vendas do dia, identificar possíveis impedimentos e, claro, reconhecer as boas performances. Essas reuniões devem ser rápidas e objetivas e dar espaço para que a equipe possa externar suas ideias e realizar comentários sobre oportunidades na loja. Afinal, são eles que estão na linha de frente com os clientes. Para te ajudar a guiar a reunião diária de vendas com a sua equipe, listamos um roteiro de seis passos:
- Reúna as informações de vendas via sistema de gestão da sua loja de materiais de construção;
- Comente sobre as metas e resultados alcançados no dia anterior e acumulado do mês;
- Converse com a equipe sobre quais são os possíveis impedimentos para que a loja de materiais de construção alcance suas metas;
- Deixe que falem qual o sentimento do dia de cada um naquele momento;
- Explique sobre as metas definidas para o dia;
- Alinhe com a equipe quais são os direcionamentos de vendas do dia.
- Promova eventos com parceiros e fornecedores
Algumas ações comuns no ponto de venda de materiais de construção são capazes de mudar a percepção do funcionário em relação à sua loja e, assim, mantê-lo motivado. Uma delas é contar com parceiros da indústria para a realização de cafés da manhã e outros eventos pontuais que rendem à loja de materiais de construção e à sua equipe um aumento exponencial de faturamento médio diário, que pode, inclusive, mais que dobrar. Converse com seus parceiros e promova ações como essas!
A Castor promove várias ações de cafés da manhã temáticos, participa de festas de inauguração e reinauguração de lojas, além de ações sociais nos principais lojistas. Se você ainda não é um lojista Castor, ligue agora mesmo para (11) 4053-5911 ou nos envie um e-mail para contato@castor.com.br e faça parte dessa família!
- Compartilhe conhecimentos que motivem os funcionários da sua loja de materiais de construção
Outra dica para motivar os atendentes da sua loja de materiais de construção é criar encontros de aprendizagem lúdica com trechos de filmes que guiaram a sua trajetória, vídeos que você assistiu recentemente no YouTube e trechos de livros e materiais da internet, por exemplo. Incentive também a criação de recursos internos e novas ferramentas que podem auxiliar os vendedores em seus desafios diários de forma engajadora.
Além disso, a Castor constantemente promove treinamentos presenciais e online na rede de lojistas parceiros, sempre com o intuito de levar mais conhecimento técnico e estratégico para a equipe de vendas das lojas de materiais de construção. Somos muito engajados e preocupados com todos que têm contato com a marca.
- Comunique a cultura organizacional da sua loja de materiais de construção
Se sua loja de materiais de construção já possui experiência no mercado, você muito provavelmente têm diversas histórias e dados relevantes sobre sua trajetória que devem ser compartilhados com a equipe. Saber vender a sua própria missão, valores e expectativas é essencial para engajar seus funcionários e fazê-los vender mais. Aonde você quer chegar e o quanto a equipe é fundamental para este crescimento? Eles precisam saber!
- Faça uma avaliação de desempenho e dê feedback aos funcionários
A melhor forma de motivar os atendentes da sua loja de materiais de construção é mensurar seu desempenho e fornecer feedbacks constantes. Ao criar um sistema de avaliação, considere a produtividade de cada um deles em alguns quesitos importantes, como pontualidade e vendas, mas lembre-se também de observar qualidades que podem contribuir para o crescimento do seu negócio. Ouça o que seus funcionários têm a dizer e promova reuniões mensais de feedbacks individuais.
Hey, você lojista! Se ainda não for revendedor Castor, entre em contato agora mesmo e faça parte dessa família! A forma de contato você pode escolher: por telefone (11) 4053-5911, por WhatsApp (11) 97619-6160 ou ainda por e-mail, no contato@castor.com.br
Esperamos por você!