Castor
outubro 24, 2022 Matéria 0 Comment

5 dicas práticas para motivar os atendentes da sua loja de materiais de construção

A gestão de pessoas é um dos principais desafios enfrentados por donos de lojas de materiais de construção. As queixas mais frequentes do segmento são: a falta de motivação e comprometimento dos funcionários, falta de conhecimento técnico sobre os produtos e visão desalinhada à estratégia da loja de materiais de construção.

Se você exerce o papel de gestor de Recursos Humanos na sua loja de materiais de construção, saiba que é ideal pensar além de contratação, política de salário e avaliação das horas trabalhadas, pois o papel de um bom líder de pessoas é também manter seus funcionários motivados. E para te ajudar nesta missão, listamos 5 dicas neste artigo para auxiliá-lo a aprimorar seu recurso humano e saber como motivar os atendentes de loja de material de construção para garantir o melhor atendimento. Continue a leitura!


Seus clientes merecem o melhor. E mais do que isso: eles precisam de uma boa experiência em sua loja de materiais de construção para sempre voltarem e se tornarem clientes fidelizados. Confira as dicas da Castor e comece hoje mesmo a implantar melhorias que irão fazer toda a diferença no seu atendimento:

  1. Faça reuniões diárias de incentivo de vendas na sua loja de materiais de construção

As reuniões diárias de vendas são muito importantes para motivar os funcionários, direcioná-los sobre as ações de vendas do dia, identificar possíveis impedimentos e, claro, reconhecer as boas performances. Essas reuniões devem ser rápidas e objetivas e dar espaço para que a equipe possa externar suas ideias e realizar comentários sobre oportunidades na loja. Afinal, são eles que estão na linha de frente com os clientes. Para te ajudar a guiar a reunião diária de vendas com a sua equipe, listamos um roteiro de seis passos:

  • Reúna as informações de vendas via sistema de gestão da sua loja de materiais de construção;
  • Comente sobre as metas e resultados alcançados no dia anterior e acumulado do mês;
  • Converse com a equipe sobre quais são os possíveis impedimentos para que a loja de materiais de construção alcance suas metas;
  • Deixe que falem qual o sentimento do dia de cada um naquele momento;
  • Explique sobre as metas definidas para o dia;
  • Alinhe com a equipe quais são os direcionamentos de vendas do dia.
  1. Promova eventos com parceiros e fornecedores

Algumas ações comuns no ponto de venda de materiais de construção são capazes de mudar a percepção do funcionário em relação à sua loja e, assim, mantê-lo motivado. Uma delas é contar com parceiros da indústria para a realização de cafés da manhã e outros eventos pontuais que rendem à loja de materiais de construção e à sua equipe um aumento exponencial de faturamento médio diário, que pode, inclusive, mais que dobrar. Converse com seus parceiros e promova ações como essas!

A Castor promove várias ações de cafés da manhã temáticos, participa de festas de inauguração e reinauguração de lojas, além de ações sociais nos principais lojistas. Se você ainda não é um lojista Castor, ligue agora mesmo para (11) 4053-5911 ou nos envie um e-mail para contato@castor.com.br e faça parte dessa família!

  1. Compartilhe conhecimentos que motivem os funcionários da sua loja de materiais de construção

Outra dica para motivar os atendentes da sua loja de materiais de construção é criar encontros de aprendizagem lúdica com trechos de filmes que guiaram a sua trajetória, vídeos que você assistiu recentemente no YouTube e trechos de livros e materiais da internet, por exemplo. Incentive também a criação de recursos internos e novas ferramentas que podem auxiliar os vendedores em seus desafios diários de forma engajadora.

Além disso, a Castor constantemente promove treinamentos presenciais e online na rede de lojistas parceiros, sempre com o intuito de levar mais conhecimento técnico e estratégico para a equipe de vendas das lojas de materiais de construção. Somos muito engajados e preocupados com todos que têm contato com a marca.

  1. Comunique a cultura organizacional da sua loja de materiais de construção

Se sua loja de materiais de construção já possui experiência no mercado, você muito provavelmente têm diversas histórias e dados relevantes sobre sua trajetória que devem ser compartilhados com a equipe. Saber vender a sua própria missão, valores e expectativas é essencial para engajar seus funcionários e fazê-los vender mais. Aonde você quer chegar e o quanto a equipe é fundamental para este crescimento? Eles precisam saber!

  1. Faça uma avaliação de desempenho e dê feedback aos funcionários

A melhor forma de motivar os atendentes da sua loja de materiais de construção é mensurar seu desempenho e fornecer feedbacks constantes. Ao criar um sistema de avaliação, considere a produtividade de cada um deles em alguns quesitos importantes, como pontualidade e vendas, mas lembre-se também de observar qualidades que podem contribuir para o crescimento do seu negócio. Ouça o que seus funcionários têm a dizer e promova reuniões mensais de feedbacks individuais.

Hey, você lojista! Se ainda não for revendedor Castor, entre em contato agora mesmo e faça parte dessa família! A forma de contato você pode escolher: por telefone (11) 4053-5911, por WhatsApp (11) 97619-6160 ou ainda por e-mail, no contato@castor.com.br

Esperamos por você!