Bolhas na Parede: Aprenda a resolver esse problema de vez!
Quando pintamos um ambiente alguns problemas podem surgir e prejudicar o resultado de nosso trabalho. Um deles, e também o mais frequente, é o surgimento das bolhas na parede.
As circunstâncias mais prováveis e frequentes do aparecimento das bolhas são repinturas sobre tintas de má qualidade, aplicação inadequada da massa na parede, umidade ou até pintura sobre parede esfarelando ou com poeira e sujeira que não foram removidas.
Neste artigo apresentaremos algumas dicas para combater esse empecilho. Confira:
Causas Prováveis para o aparecimento de Bolhas na parede:
As bolhas na parede não surgem apenas por uma razão, existem vários motivos que podem levar ao surgimento desse tipo de inconveniente. Veja a seguir as 4 causas mais comuns e como solucionar em cada caso:
Causa 1 – As paredes foram pintadas sobre tinta velha, descascando, ou com retalhos de papel de parede ou adesivo. Para corrigir será necessário remover e raspar todo revestimento antigo, aplicar a massa corrida, e dar seguimento ao preparo da superfície para a tinta.
Causa 2 – Fechamento de fissuras, buracos de pregos e outras irregularidades da superfície, de forma indevida.
Quando estas rachaduras são mais profundas, devem ser fechadas com argamassa para reboco e só depois alisadas com massa corrida. Aqui vale lembrar que o mercado disponibiliza este produto para ambientes internos e externos. Caso você use o produto no ambiente errado, corre o risco de formar as bolhas.
Causa 3 – Umidade com surgimento de mofo. O ideal é lavar com cloro ou água sanitária e deixar agir por uma hora antes de enxaguar o local com um pano úmido. Deixar secar totalmente antes de prosseguir.
Neste caso, se a origem da umidade não for tratada, você continua correndo o risco de ter a parede mofada ou com bolhas.
Causa 4 – Pintura sobre paredes que estavam esfarelando ou tinham placas soltas, dentre outros problemas semelhantes. O melhor jeito para solucionar o problema das bolhas na parede aqui é raspar totalmente a superfície com uma espátula e refazer o acabamento com reboco e massa corrida.
Como podemos perceber, a maioria dos motivos por trás do surgimento das bolhas está relacionado ao preparo indevido da parede antes da pintura, portanto, recomendamos preparar a superfície muito bem para evitar dores de cabeça futuras.
Aproveite e leia também: Como preparar uma superfície para ser pintada?