Quais são as diferenças entre aço galvanizado e aço inoxidável?
Aço Galvanizado e Aço Inoxidável
Aço galvanizado é aquele que passa por um processo chamado galvanização. Nesse processo o aço é revestido com uma camada de zinco bem fina, que impedirá sua corrosão. Esse zinco é aplicado de duas maneiras, a primeira através de um banho de imersão quente e a segunda utilizando a eletrogalvanização.
Já o aço inoxidável é feito recorrendo a uma mistura de aço líquido e uma solução com, no mínimo, 10% de cromo, que logo depois é pressionado e moldado, passando por um tratamento chamado decapagem para que sejam retiradas as impurezas do material, além da passivação responsável pela formação de uma camada não corrosiva.
Utilizações do aço galvanizado e do aço inoxidável
Uma das grandes diferenças entre o aço galvanizado e o aço inoxidável é a sua utilização. O aço galvanizado é utilizado principalmente na parte estrutural da construção das casas, como pregos, porcas e parafusos, e também igualmente utilizado para fazer cercas ornamentadas, sendo preferível a sua utilização ao ferro por conta da sua boa resistência à ferrugem.
Além da construção, o aço galvanizado também é utilizado na fabricação e estruturação de veículos pesados e outros automóveis comerciais e, devido à sua resistência à corrosão, também é utilizado nas máquinas de lavar roupas e louça, entre outros eletrodomésticos que entrem em contato direto com água.
Quanto ao aço inoxidável, sua principal utilização é na construção de grandes edifícios, pois sua composição é bastante robusta e resistente à ferrugem, também sendo muito utilizado para fabricar tubos de construção, canos e a maioria das ferramentas que entram em contato com umidade, como lâminas e equipamentos, talheres, entre outros.
VOCÊ SABIA?
A Castor produz desempenadeiras e espátulas em Aço Galvanizado e também em Aço Inox!
Quando não utilizar
O aço galvanizado é uma boa opção para muitas aplicações. No entanto, embora ele seja resistente à água e aos seus efeitos corrosivos, se ele sofrer exposição à água salgada, a camada de zinco desaparecerá e o resultado será um material oxidado. Caso você queira fazer uma cerca de cedro, por exemplo, também não deverá usar pregos de aço galvanizado, pois acontecerá uma reação em que a madeira ficará com manchas escuras.
Já no caso do aço inoxidável, a exposição ao cloro destruirá a camada de óxido existente que estava protegendo o aço. Por isso também nunca se deve colocar duas peças juntas, visto que o atrito entre elas pode romper essa mesma camada de óxido.
Conheça toda a linha de ferramentas de aço galvanizado e aço inoxidável da Castor e traga qualidade para sua obra! Compre em loja.castor.com.br.
Te esperamos lá!