Aprenda a pintar paredes corretamente
Você quer mudar o visual de algum ambiente da sua casa ou do seu negócio trocando as cores das paredes, mas não sabe por onde começar? Então confira essas dicas imperdíveis que a Castor separou para ajudá-lo a pintar paredes corretamente!
Começando pela escolha de um dia propício para realizar a pintura
Observe a previsão do tempo para escolher o dia ideal. Um clima chuvoso ou muito úmido interfere na secagem da tinta, portanto, prefira dias com temperaturas mais quentes, secas e dias ensolarados para garantir que a tinta seque mais rapidamente.
Cuidados pessoais
Use roupas específicas para pintar paredes (pode ser roupas antigas ou que possam ser sujas com tinta), luvas para manipular os produtos químicos e óculos de proteção.
Preparando o ambiente
- Utilize plásticos ou lonas para cobrir os móveis do local e papelão ondulado ou jornal para forrar o chão. Essas medidas protegem o ambiente para que respingos de tinta e/ou poeira não sujem ou danifiquem os cômodos.
- Use fita crepe no entorno de toda a superfície da parede que será pintada, sem esquecer das janelas e batentes, remova os espelhos de interruptores e tomadas e retire todos os quadros, espelhos e/ou objetos pendurados.
Escolhendo a tinta
Na hora de escolher a tinta, tenha em mente que, se for preciso mais de um galão para cobrir toda a superfície desejada, compre galões do mesmo lote, pois lotes diferentes oferecem o risco de apresentar diferenças no tom.
A importância da escolha das ferramentas para pintura
Escolher as ferramentas certas implica diretamente em um melhor acabamento, principalmente os produtos usados para aplicar a tinta, como o rolo para pintura e as trinchas. Para saber qual o rolo mais indicado para paredes lisas ou com texturas, confira essa página especial da Castor com as indicações das melhores opções de rolo para seu projeto. A escolha da trincha também deve ser feita de acordo com o tipo de superfície a ser pintada, conheça as melhores opções neste artigo.
Veja a seguir uma relação com os principais materiais que você precisará para pintar paredes corretamente:
- Rolo para pintura e cabo;
- Trincha para acabamento;
- Caçamba;
- Bandeja para pintura;
- Misturador de tinta;
- Tinta na cor escolhida;
- Fita crepe para proteger as extremidades da parede.
Mãos à obra
Com a parede devidamente preparada, você pode aplicar a primeira demão de tinta (não se esqueça de ler com atenção as orientações do fabricante para saber se existe algum procedimento específico e assegurar que a aplicação seja feita corretamente).
- Misture e/ou dilua a tinta, com o auxílio do misturador, em uma caçamba;
- Coloque uma boa quantidade da tinta na bandeja, que deve estar limpa e seca para evitar acúmulo de resíduos;
- Use o rolo para pintura (não deixe que a ferramenta fique totalmente encharcada para não respingar) e comece a pintar a superfície com movimentos de vai e vem, de modo que a parede inteira seja coberta pela tinta uniformemente;
- Use a trincha para pintar todos os cantos no limite da fita crepe, de modo que o acabamento fique uniforme com o restante da pintura;
- Deixe essa primeira demão secar;
- Para aplicar a segunda demão ou demais demãos (você pode aplicar quantas demãos forem necessárias para atingir o resultado desejado), você deve repetir o mesmo processo da primeira demão, sem esquecer de fazer o acabamento nos cantos com a trincha.
Finalizando a pintura
- Faça a limpeza das ferramentas para pintura (se você não conhece os procedimentos, saiba quais são os cuidados necessários com esses materiais aqui);
- Antes da tinta secar completamente, retire a fita crepe utilizada para proteger as extremidades da parede, janelas e batentes;
- Quando a parede estiver completamente seca (geralmente em um período de 3 a 4 horas), retire as lonas e materiais utilizados para proteger o chão e móveis, varra o piso e limpe o cômodo como de costume;
- Coloque novamente os espelhos de tomadas e interruptores;
- Disponha os móveis e objetos da decoração em seus devidos lugares.
Fique atento!
Confira alguns erros comuns na hora de pintar paredes e evite alguns transtornos:
- Atenção à quantidade para não comprar mais tinta do que deveria (ou menos). Meça a parede e peça auxílio ao vendedor para saber a quantidade recomendada para cobrir a superfície;
- Cuidado com o desperdício de tinta: não encharque o rolo ou afunde a trincha na tinta, pois esses equívocos acarretam em muitos respingos e na aplicação de quantidades desnecessárias de tinta na parede, ações que prejudicam o resultado da pintura e desperdiçam material.
Seguindo essas dicas você estará preparado para renovar a decoração da sua casa ou qualquer ambiente que desejar e não deixe de contar com as ferramentas da Castor para chegar a um acabamento perfeito! Acesse nosso site e conheça nossas linhas completas de ferramentas para pintura.
Fonte: www.decorfacil.com