Decoração Escandinava: Conheça essa alternativa e veja como aplica-la em sua casa
Um estilo que pode garantir ao seu lar conforto com elegância, a decoração escandinava se caracteriza pelo uso de cores neutras, com predominância do branco, cinza, preto e bege, complementada com objetos em cores mais vibrantes. Experimente! Antes de mais nada vale dizer que, se a palavra escandinava te remete a algo rústico, medieval ou coisas do tipo, você está enganado: trata-se de algo bem mais moderno e simples!
Veja a seguir do que se trata esse estilo decorativo e algumas dicas de como aplicá-la em sua casa.
Decoração Escandinava: Como surgiu essa tendência?
A região escandinava compreende os países Dinamarca, Noruega, Finlândia e Suécia. Por se tratar de uma região bem fria, um hábito comum é reunir-se entre famílias e amigos dentro das próprias casas, evitando o ar gelado de bares e outros locais abertos.
Sabendo disso, é possível entender a importância da decoração das casas escandinavas, as quais costumam receber bastante visitas.
Com o tempo, esse estilo começou a ser copiado pelos viajantes que se encantaram com as cores, os objetos e outros itens decorativos, espalhando um pouco da região escandinava para o resto do mundo.
Aplicando a Decoração Escandinava em Casa
De aparência simples, o estilo escandinavo procura reforçar a luminosidade do espaço com o uso de tons brancos em contraste com o uso da cor preta – tons que nunca saem de moda e que podem ser renovados de tempos em tempos.
– As cores em tom pastel, bege e cinza são lindas e ficam delicadas quando associadas a pisos e mobiliários de madeira clara.
– Vasos de plantas são muito comuns e dão mais vida ao ambiente.
– Você pode personalizar ainda mais o ambiente criando alguns pontos focais com cores naturais e metalizadas, que vão contrastar com as neutras.
– Sutileza e senso de humor costumam estar presentes nestes ambientes que têm foco na autenticidade e na sustentabilidade.
– Uso de almofadas e mantas diferentes, um vaso estiloso, cartazes temáticos, quadros fotográficos, tapetes geométricos ou com a exposição de alguma peça antiga. São infinitas as maneiras de complementar esta decoração que retrata bem um estilo de viver a vida.
A luminosidade é igualmente importante neste tipo de decoração. O ideal é que se aproveite ao máximo a luz natural do ambiente. O uso de luminárias de chão ou ainda das pendentes, com design industrial, são bem características deste estilo, e podem deixar os ambientes ainda mais aconchegantes e intimistas.
Você já conhecia a decoração escandinava? Tem mais alguma dica que possa ser útil a quem queira adentrar nesse estilo? Deixe nos comentários!
Aproveite e leia também: Como usar cores escuras sem deixar o ambiente pesado?